Regulamento dos Trabalhos

Regulamento dos Trabalhos Científicos do 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica - CBCD 2025

Datas importantes

  • Período da submissão eletrônica
    de 28 de janeiro de 2025
    a 10 de março de 2025
  • Comunicação do resultado (aceito ou recusado)
    8 de abril de 2025
  • Período para envio do arquivo em e-poster para exposição no congresso
    de 8 de abril
    a 17 de abril de 2025

1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

a) Todos os trabalhos devem ser inscritos eletronicamente utilizando o sistema on-line disponível no site do congresso em Regulamento dos Trabalhos - CBCD 2025 a partir de 28 de janeiro de 2025.

b) Única fase de submissão dos trabalhos científicos: os autores devem incluir em sua área restrita no sistema o trabalho na íntegra, com fotos e tabelas (quando for o caso), seguindo as orientações e limites informados no formulário on-line. A data limite para submissão é 10 de março de 2025

c) Os trabalhos selecionados e aceitos serão expostos na Sessão de E-pôster durante a realização do Congresso, no período de 8 a 17 de abril de 2025.

d) APRESENTAÇÃO ORAL: Entre os trabalhos selecionados e aceitos, teremos 3 trabalhos (1 de cada categoria) que serão selecionados também para Apresentação Oral no Congresso. Não serão obrigatoriamente os premiados.

e) Para finalização da submissão dos trabalhos é obrigatório o envio do termo de consentimento do paciente para uso das suas imagens nas apresentações científicas do congresso. O envio será feito através da mesma plataforma – observar o ícone de upload.

f) Somente serão aceitos trabalhos escritos em português.

g) É imprescindível que pelo menos um dos autores do trabalho seja associado quite da SBCD e que esteja inscrito no 35° CBCD em uma das categorias de inscrição (exceto como acompanhante) no momento da submissão do trabalho. Caso contrário, o trabalho poderá ser DESCLASSIFICADO.

h) Cada trabalho terá um autor principal (campo em separado) e até no máximo 5 (cinco) coautores, totalizando 6 participantes por trabalho.

O autor principal será o responsável pelo trabalho para todos os efeitos legais e em nome dele será atribuído o prêmio, caso o trabalho seja o vencedor.

O autor principal deverá apontar quem, dentre os componentes do grupo, receberá toda a correspondência da Comissão Organizadora (autor correspondente), caso não seja ele próprio. O apresentador do trabalho poderá ser qualquer um dentre eles, exceção feita a acadêmicos, devendo ser apontado no campo competente.

i) Para todos os efeitos, acadêmicos não poderão submeter trabalhos como autores principais, nem tampouco como apresentadores dos trabalhos científicos.

1.1. PREMIAÇÃO

Os 3 (três) melhores trabalhos classificados de cada categoria (exceto Júri Popular, que será um prêmio único) farão jus aos prêmios oferecidos pelo 35º Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica.

Prêmio Prof. Dr. Ival Peres Rosa
Categoria: Dissertação/Tese

1º lugar – R$ 7.000
2º lugar – R$ 5.000
3º lugar – R$ 3.500

Prêmio Prof. Dr. Carlos D'Apparecida S. Machado Filho
Categoria: Trabalhos de Investigação

1º lugar – R$ 5.500
2º lugar – R$ 3.500
3º lugar – R$ 2.500

Prêmio Prof. Dr. Eugênio Raul de Almeida Pimentel (SP)
Categoria: Relatos de caso

1º lugar – R$ 4.500
2º lugar – R$ 2.500
3º lugar – R$ 1.500

Prêmio Júri Popular
Categoria: Júri Popular
Entrega:  Prof.ª Dr.ª Ariene Paixão e Prof. Dr. Mauro Enokihara (SP)

Prêmio Único – R$ 3.000

Os valores dos prêmios são valores brutos.

1.2. CATEGORIAS DOS TRABALHOS

a) Dissertação/Tese
Trabalho original, inédito, produto de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, já defendida ou concluída.

b) Investigação
Trabalho original, inédito, abrangendo ensaios controlados e randomizados, estudos de testes diagnósticos e de detecção, estudos descritivos, observacionais e de intervenção, assim como pesquisa básica com animais de laboratório.

c) Relatos de caso
Relato de um ou mais casos, inéditos, com justificada razão para apresentação (apresentações clínicas incomuns, iconograficamente exuberantes, efeitos adversos ou terapêuticas inovadoras), descrição de novo método diagnóstico ou nova abordagem terapêutica.

1.3. ÁREAS DE CONHECIMENTO

Deve ser escolhida a área de conhecimento que mais se relaciona com a natureza do trabalho.

CIRURGIA COSMÉTICA (blefaroplastia, mini-lift, correção de cicatrizes etc.)

CIRURGIA MICROGRÁFICA

CIRURGIA BÁSICA, ELETROCIRURGIA DE ALTA FREQUÊNCIA E QUIMIOCIRURGIA (contribuições simples e inovadoras)

CRIOCIRURGIA

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS APLICADOS À COSMIATRIA (peeling, toxina botulínica, preenchimento, IPCA/microagulhamento etc)

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS AUXILIARES (USG confocal, dermatoscopia etc)

LASER, LUZ INTENSA PULSADA E OUTRAS TECNOLOGIAS ELETROMAGNÉTICAS (radiofrequência)

PROCEDIMENTOS APLICADOS A GORDURA/HIPODERME (lipoaspiração, criolipólise, etc)

CIRURGIA DE ANEXOS E MUCOSA (transplante de cabelo, cirurgia ungueal etc.)

MÉTODOS INOVADORES COM IMPACTO NA CIRURGIA (biologia molecular, novos métodos experimentais)

OUTROS TEMAS

1.4. TÍTULO

O título deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado no trabalho. Obrigatoriamente, deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação.

O título não deve conter abreviaturas não uniformizadas na literatura dermatológica e ter o limite de até 200 caracteres.

1.5. CONFLITOS DE INTERESSE

Deve ser declarado qualquer espécie de patrocínio, apoio ou interesse pessoal de quaisquer dos autores, que esteja relacionado diretamente ao trabalho e aos seus resultados.

Um espaço de 500 caracteres está disponível para declaração de conflitos de interesse. Quando nenhum interesse interferir com o trabalho, uma expressão clara deve ser incluída no espaço reservado para tal. Por exemplo: Nenhum conflito.

1.6. INSTITUIÇÃO

Informar o nome das instituições e cidades envolvidas no trabalho. Estas informações não podem estar na história clínica ou em outra qualquer parte que permita a identificação do trabalho, salvo nesta área de cadastro do trabalho.

1.7. AUTORES E APRESENTADOR

O autor principal deverá apontar quem, dentre os componentes do grupo, receberá toda a correspondência da Comissão Organizadora (autor correspondente). Caso não seja ele próprio o apresentador do trabalho, poderá ser qualquer um dentre eles, devendo ser apontado no campo. Dentre o número total de 6 autores, deve ser informado: 1 autor correspondente, 1 autor principal, 1 apresentador e mais 4 coautores, perfazendo um total máximo de 6 participantes por trabalho. É necessário preencher o nome completo dos autores, definir o autor correspondente, definir o autor principal, o apresentador, a ordem dos coautores e relacionar a instituição a que cada um pertence na época da elaboração do trabalho. Pode haver acúmulo de funções por parte dos autores.

Serão aceitas, no máximo, cinco submissões de trabalhos por autor principal. Aqueles que já tiverem atingido este limite, só poderão constar como coautores nos demais trabalhos.

Deverá ser utilizado um formulário eletrônico para cada trabalho.

IMPORTANTE: Trabalhos inacabados, com resultados e conclusões indefinidos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados” não serão aceitos para a avaliação e serão desclassificados.

1.8. ENVIO DO TRABALHO NA ÍNTEGRA

O texto do corpo do trabalho COMPLETO deverá ter, no máximo, 5000 caracteres (incluindo espaços e pontuação) e ser elaborado também de forma estruturada, de acordo com a categoria. Há campo específico no sistema de submissão on-line para a inclusão das referências bibliográficas, com 1000 caracteres de espaço disponível. Devem ser atuais, relevantes e incluídas no formato Vancouver. IMPORTANTE: Trabalhos inscritos sem corpo do texto ou que contenham elementos que permitam identificação de autoria ou instituição de origem serão DESCLASSIFICADOS.

ESTRUTURA DO CORPO DO TEXTO DOS TRABALHOS COMPLETOS

Relato de caso

Introdução
Justificativa para apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas, com base em revisão da literatura.

Relato da comunicação
Deve descrever: identificação (sem iniciais do paciente) idade, gênero, história e manifestações clínicas, exames laboratoriais confirmatórios do diagnóstico, terapêutica, evolução clínica (caso clínico); descrição de método diagnóstico / terapêutico)

Discussão
Deve descrever: explicação para os achados clínicos e laboratoriais; indicações da certeza diagnóstica e outras hipóteses para o caso; vantagens / desvantagens de método diagnóstico / terapêutico).

Referências Bibliográficas (campo separado)
No máximo cinco, devem ser incluídas no formato Vancouver.

Investigação e Dissertação / Teses

Introdução
Estado atual do conhecimento sobre o tema e o objetivo do estudo.

Objetivo

Métodos
Material/casuística; métodos de investigação empregados no estudo; estatística; aprovação por comitê de ética da instituição (especialmente para estudos com intervenções).

Resultados
Quais os achados mais relevantes.

Discussão e conclusões
Deve confrontar os resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo.

Referências Bibliográficas
No máximo cinco, devem ser incluídas no formato Vancouver.

IMPORTANTE: Não incluir no corpo do trabalho abreviaturas não uniformizadas na literatura dermatológica, números indicativos das referências bibliográficas, elementos que identifiquem pacientes (iniciais), instituição ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.

1.9. ILUSTRAÇÕES

Há espaço próprio no sistema de submissão on-line para envio de ilustrações (figuras, fotografias, gráficos e tabelas), de forma a permitir a melhor avaliação do trabalho completo. Serão permitidas até seis ilustrações por trabalho, em JPG, que deverão ser acompanhadas dos respectivos títulos ou legendas. TABELAS, FOTOGRAFIAS, FIGURAS E GRÁFICOS devem ser submetidos eletronicamente em campo específico da página e serem referenciados no corpo do texto. As imagens devem ser enviadas com resolução de no máximo 2 megapixels (1920 x 1080) em arquivos no formato JPG. As legendas devem ser inseridas NO CORPO das imagens Tabelas devem ser transformadas em imagens, da mesma forma que figuras e gráficos, para a submissão. Imagens que permitam a visualização da face devem ser tachadas ou desfocadas na região dos olhos para preservar a identidade dos pacientes. IMPORTANTE: A qualidade das ilustrações, o resguardo da identidade dos pacientes e a clareza das tabelas e gráficos serão avaliados por pontuação específica para a nota final do trabalho. Não deve haver qualquer elemento que permita a identificação de autoria ou instituição de origem do trabalho em figuras, gráficos ou tabelas, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.

1.10. FINALIZAÇÃO DA SUBMISSÃO

O trabalho deverá ser enviado, na íntegra, até o prazo final de submissão de 20 de fevereiro de 2025.

Não é necessário inserir o trabalho completo de uma só vez. O autor correspondente pode retornar ao sistema, quantas vezes achar necessário, para editar ou completar o trabalho, até ser marcado como finalizado, desde que dentro da data de submissão. Quando o autor decidir que o trabalho está completo e pronto para avaliação, deve marcá-lo como finalizado e clicar na opção FINALIZAR, na página. Uma vez finalizados, os trabalhos não poderão ser alterados (inclusive a autoria). Os autores devem se certificar da integralidade dos mesmos antes de finalizar a submissão. Ao finalizar a submissão, verifique o e-mail de confirmação enviado pelo sistema, tendo cuidado de checar se este não aparece como spam. Este e-mail é sua garantia da submissão do trabalho. Os trabalhos que não forem marcados como finalizados até a expiração da data limite da submissão (20/02/2025) não serão considerados para avaliação. Os trabalhos em desacordo com as normas aqui estabelecidas não serão avaliados. ALERTA AOS AUTORES: Não enviar trabalhos idênticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico. Seguir as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação exigida pela Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos do 35º CBCD

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Executiva do Congresso no e-mail temalivre@criarte.net

2. PROCESSO DE JULGAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

Todo o processo de julgamento dos trabalhos será realizado de forma anônima baseado na submissão eletrônica, antes do congresso.

2.1. JULGAMENTO

A Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos do 35º CBCD, verificará o trabalho e o enviará a três avaliadores (de áreas do conhecimento afins). Estes avaliarão de forma anônima e cega, de acordo com um formulário de notas padronizado, levando em consideração critérios de: originalidade, apresentação, metodologia e contribuição científica / social.

Nota: Em caso de empate nas notas, os seguintes itens: avaliação global, relevância do estudo, resultados e discussão, métodos, ilustrações / figuras / tabelas, introdução, resumo, título, referências bibliográficas e por fim sorteio, nesta sequência, serão considerados para o desempate.

Os avaliadores não receberão trabalhos de suas instituições / cidades e tampouco os membros da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos distribuirão trabalhos de suas instituições.

A nota final do trabalho resultará da média das notas corrigidas dos três avaliadores.

IMPORTANTE: A decisão da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos é soberana e inapelável. Os autores devem estar cientes de que não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido ao 35º CBCD 2025.

2.2. CLASSIFICAÇÃO

A nota classificatória, para fins de seleção para o e-poster e premiação, levará em conta a média composta pelas notas dos três avaliadores. Serão escolhidos pelos membros da Comissão dos Trabalhos Científicos 3 trabalhos (1 de cada categoria) para a apresentação oral dentro da programação oficial do congresso. Os trabalhos selecionados para apresentação oral, não serão obrigatoriamente os premiados.

O trabalho será desclassificado, caso dois ou mais julgadores assim decidirem.

APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS:
Serão escolhidos 3 trabalhos (um de cada categoria) que serão apresentados oralmente em sessão exclusiva durante o 35º. CBCD.

Desta forma, os autores convidados deverão preparar a sua apresentação em PowerPoint, independentemente de terem feito o outro arquivo para a apresentação no e-poster.

A comunicação do dia e horário da apresentação será realizada até o dia 26 de março de 2025, pela Secretaria Executiva do congresso. Será enviado um e-mail para o correspondente indicado no trabalho.

EXIBIÇÃO DOS TRABALHOS NO CONGRESSO:
Todos os trabalhos selecionados serão exibidos como E-pôster nos equipamentos de TVs durante o congresso em área especial.

CONFECÇÃO DO arquivo em PÔSTER ELETRÔNICO NA ÍNTEGRA – após seleção
Todos os trabalhos selecionados para apresentação eletrônica na Sessão de E-Pôster, concorrerão ao Prêmio de Júri Popular. O arquivo do trabalho deve ser encaminhado no formato indicado a seguir. O não envio do arquivo no prazo a seguir assinalado inviabilizará a sua exposição.

Data final para envio do arquivo em E-pôster: 7 de abril de 2025.

SOBRE A CONFECÇÃO DO E-POSTER
Os autores dos trabalhos classificados para apresentação em e-poster serão notificados por e-mail para a preparação dos arquivos e submissão em área reservada da inserção dentro do site do congresso. Os arquivos devem obedecer às normativas abaixo.

Período para envio do arquivo em E-poster para exposição no congresso: de 8 a 17 de abril de 2025.

Os autores têm total liberdade de escolher o editor gráfico que preferirem para a confecção do E-poster: CorelDraw, Adobe Photoshop, etc. O arquivo do pôster deverá ser inserido no sistema na extensão "JPEG" (não utilizar a compressão máxima para evitarmos distorções). O tamanho total da imagem será de 1080 pixels (largura) e 1920 pixels (altura), TELA ÚNICA, que é a capacidade máxima de resolução das TVs Full HD, onde será apresentado o pôster. Respeitar margens superior, inferior, direita e esquerda com no mínimo 50 pixels para não haver problema com as molduras das TVs durante a exibição. Para aqueles que não têm familiaridade com outros softwares, segue o passo a passo para utilização do programa PowerPoint.

APRESENTAÇÃO ORAL – CONFECÇÃO DO POWERPOINT
Os autores dos trabalhos classificados para APRESENTAÇÃO ORAL serão notificados até 8 de abril de 2025 para a preparação dos arquivos. Os arquivos devem obedecer às normativas abaixo.

1. RELATO DE CASO: preparar a apresentação em formato PowerPoint, extensão .ppt/pptx, máximo de 12 slides e tamanho de até 10MB. Tempo de apresentação: 5 cinco minutos. A primeira tela é para o título do trabalho, autores, serviço de origem, ausência de conflito de interesse. Se houver conflito de interesse com o trabalho apresentado ou apoio de agência de fomento ou outro tipo de apoio, declará-los na tela de n° 2. A última tela é para as referências.

Do ponto de vista prático, sugerimos preparar como se fosse apresentação oral de relato de caso. Incluir o relato do caso (identificação, história clínica, métodos diagnósticos, tratamento e evolução), fotos clínicas, histopatológicas e outras, se necessário. Usar imagens apresentadas na submissão e adicionar outras, se couber. A formatação de cores e layout é de livre escolha, mas sugerimos fundo branco, com logo da Universidade / Faculdade e letras em preto.

2. TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO E DISSERTAÇÃO/TESE: preparar em PowerPoint, extensão .ppt/pptx, máximo de 12 slides tamanho de até 10MB. Tempo de apresentação: 5 cinco minutos. A primeira tela é para o título do trabalho, autores, serviço de origem, ausência de conflito de interesse. Se houver conflito de interesse com o trabalho apresentado ou apoio de agência de fomento ou outro tipo de apoio, declará-los na tela de n° 2. A última tela é para as referências. Do ponto de vista prático, sugerimos preparar como se fosse apresentação oral de trabalho de investigação: introdução, objetivos, material ou casuística, métodos, resultados, discussão e conclusão. Incluir tabelas, gráficos, fotos clínicas e histopatológicas (se pertinentes) e outras, se necessário. Usar imagens apresentadas na submissão e adicionar outras, se couber. A formatação de cores e layout é de livre escolha, mas sugerimos fundo branco com logo da Universidade / Faculdade e letras em preto.

Os arquivos dos trabalhos devem ser entregues em formato PowerPoint na sala do Media-Desk, durante a realização do evento, com antecedência mínima de 1 hora para que possa ser adequadamente programado na projeção da sala onde será exibido.

Tempo de apresentação: TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO, DISSERTAÇÃO / TESE: 10 minutos. RELATOS DE CASO: 5 minutos, no máximo, para cada trabalho.

Todos os trabalhos selecionados para apresentação oral, receberão Certificado de Apresentação Oral.

INFORMAÇÕES GERAIS
A plataforma do sistema eletrônico para envio de trabalhos científicos estará disponível a partir de 28 de janeiro.

O preenchimento e o envio dos trabalhos serão realizados exclusivamente por meio eletrônico no site oficial do congresso cbcd2025.com.br
Trabalhos enviados por outros meios não serão aceitos. Trabalhos enviados fora do prazo serão desconsiderados.

Data limite para envio: impreterivelmente até as 23:59 de 10 de março de 2025.

Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulário eletrônico podem ser dirigidos a temalivre@criarte.net (informar o evento CBCD 2025 no assunto).

As opiniões e declarações contidas nos trabalhos submetidos ao 35º CBCD 2025 são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica e de Trabalhos do Congresso.

Publicação dos Trabalhos na Sessão de Pôsteres
Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos do Congresso e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.

Não serão aceitos pedidos de modificações em título, autoria, texto ou ilustrações após a submissão.

Patrocínios
É obrigatório o preenchimento da declaração de conflitos de interesse e da informação de suporte financeiro para o trabalho.

Qualquer espécie de apoio ou patrocínio deverá ser informado.

É vedada a distribuição de material promocional de empresas patrocinadoras.

As drogas e os produtos citados deverão ser identificados pela denominação genérica.

Não será permitida a veiculação de anúncios referindo os trabalhos apresentados no 35º CBCD 2025, que podem induzir à interpretação de que tenham sido endossados pelo Congresso ou pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Certificados
Os certificados de apresentação dos trabalhos no 35º CBCD 2025 serão disponibilizados eletronicamente no site do evento em um período de 7 dias úteis após o encerramento do Congresso.

Será emitido um certificado por trabalho e não por autor.